- Preparar antecipadamente algumas questões de vestibular sobre o assunto abordado em aula. A quantidade de questões vai depender do tempo da aula. O material deve ser reproduzido pelo número de grupos que forem formados. Ou seja, cada grupo vai receber as mesmas questões ao mesmo tempo. Então, se forem 7 grupos, devem ser reproduzidos 5 jogos de questões. DICA: a reprodução não pode ser feita em frente/verso, já que as questões serão recortadas uma a uma e entregues aos grupos;
- Dividir a sala em grupos. Sugere-se que os grupos não tenham mais que 4 integrantes. É interessante também cada grupo tenha um nome. Nessa parte eles se divertem bastante, pois surgem nomes muito engraçados.
- O professor deve fazer uma tabela no quadro negro, contendo: Nome do grupo, pontos iniciais (cada grupo começa com 100 pontos), e o número de questões. Ex.:
- Os alunos não podem trocar respostas, sob pena de perderem pontos;
- Cada equipe começa com 100 pontos;
- Para resolver as questões os alunos podem consultar o material de aula, livro, etc...
- O professor deve fazer um quadro numa folha à parte para controle.
- metodologia do jogo:
- O professor distribui a primeira questão para todos os grupos. Eles devem ler a questão, assinalar a resposta que acharem correta, colocar o nome do grupo e fazer uma aposta de quanto eles acham que vale a resposta deles.
- A aposta deve ser de 1 a 20 pontos. Se eles acertarem a questão, ganham os pontos apostados. Se errarem, perdem os pontos apostados.
- Ao recolher cada questão, o professor deve corrigir em voz alta. Esse é o momento da aprendizagem, pois eles vão tirar as dúvidas e entender porque erraram.
- Após a correção o professor coloca a pontuação de cada equipe no quadro. Utilizando o exemplo do quadro anterior, vamos supor que as equipes apostaram 20 pontos, mas as equipes A e D erraram a resposta, o quadro fica da seguinte forma:
- Quando faço esta atividade nenhuma equipe recebe menos de 7,0, mesmo porque a intenção é eles aprenderem. Os primeiros tiram 10,0 e a pontuação vai descendo até 7,0 para o último colocado.
É uma atividade divertida, os alunos adoram e aprendem. Comentem aí se tiverem alguma dúvida ou sugestão.
Muito interessante sua dica, logo que tiver oportunidade irei te imitar. Precisa pagar direitos autorais? rsrsrsrs!
ResponderExcluirhauhaahuuhauhuhaahuauhahua
ResponderExcluirNão precisa pagar não. Essa ideia não é minha, só adaptei um pouco. ;)
EU ADORO GEOGRAFIA
ResponderExcluirQue bom, Karolyne. Eu também adoro.. dá pra notar né? hahahaahaha
ResponderExcluir