O país mantém o ritmo de crescimento econômico e evolui nos principais indicadores sociais, mas persistem desigualdades sociais e regionais. Apesar de melhorias importantes em alguns indicadores ambientais, ainda há um longo caminho a percorrer para a superação da degradação de ecossistemas, da perda de biodiversidade e da melhora significativa da qualidade ambiental nos centros urbanos. Em linhas gerais, é esse o diagnóstico dado ao Brasil pelos 55 Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010 (IDS 2010), produzidos ou reunidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dando continuidade à série iniciada em 2002 (com edições também em 2004 e 2008), a publicação tem o objetivo de, ao entrelaçar as dimensões ambiental, social, econômica e institucional, mostrar em que ponto o Brasil está e para onde sua trajetória aponta no caminho rumo ao desenvolvimento sustentável. A quarta edição do IDS revela, assim, ganhos importantes, mas indica que ainda há uma longa estrada pela frente para o Brasil atingir o ideal previsto em 1987 pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland): um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades. Veja a seguir alguns dos destaques do IDS 2010.
Dimensão ambiental mostra avanços, mas ainda há muito o que fazer
Com 20 indicadores, divididos segundo os temas atmosfera; terra; água doce; oceanos, mares e áreas costeiras; biodiversidade e saneamento, a dimensão ambiental do IDS mostra avanços importantes em algumas áreas, estabilidade em outras, mas ainda existem grandes desafios a serem superados no caminho da sustentabilidade ambiental.
Queimadas florestais: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/focos-de-queimadas-e-incendios.html
Desmatamento Amazônia: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/desflorestamento-diminui-mas-atinge-146.html
Desmatamento Mata Atlântica e Cerrado: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/restam-menos-de-10-da-mata-atlantica-e.html
Emissão de gases estufa: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/desmatamento-e-queimadas-lideram.html
Camada de ozônio: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/consumo-de-substancias-destruidoras-da.html
Poluição atmosférica: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/poluicao-do-ar-se-mantem-estavel-nas.html
Estrutura fundiária: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/area-dos-estabelecimentos-agropecuarios.html
Unidades de conservação: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/unidades-de-conservacao-federais-ocupam.html
\
Dimensão social: indicadores melhoram, mas desigualdades persistem
Dimensão social: indicadores melhoram, mas desigualdades persistem
Os 19 indicadores da dimensão social correspondem aos objetivos ligados à satisfação das necessidades humanas, melhoria da qualidade de vida e justiça social. Eles abrangem os temas população; trabalho e rendimento; saúde; educação; habitação e segurança. Os dados compilados pelo IDS 2010 revelam melhoria nas condições gerais de vida da população, embora com passivos sociais a superar no processo de busca da sustentabilidade social. Persistem as desigualdades sociais, regionais e interestaduais. Em linhas gerais, o Brasil está avançando mais na redução das desigualdades de gênero do que das de cor ou raça para os indicadores de rendimento e educação. A seguir os principais destaques.
Indicadores populacionais: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/com-fecundidade-abaixo-do-nivel-de.html
Emprego e renda: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/trabalho-e-rendimento-no-brasil-com.html
Expectativa de vida e mortalidade infantil: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/queda-da-mortalidade-infantil-e-aumento.html
Dimensão econômica: Bom desempenho macroeconômico e estabilidade nos padrões de produção e consumo.
Os 11 indicadores da dimensão econômica do IDS 2010, organizados segundo os temas quadro econômico e padrões de produção e consumo, tratam do desempenho macroeconômico e financeiro do país e dos impactos no consumo de recursos materiais, na produção e gerenciamento de resíduos e no uso de energia. A seguir os principais destaques.
Consumo de energia: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/consumo-de-energia-per-capita-atinge.html
Fontes de energia: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/quase-metade-da-energia-brasileira.html
Destino do lixo: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/mais-de-90-das-latas-de-aluminio-no.html
Dimensão institucional: avanços se concentram no acesso à telefonia e internet
Os cinco indicadores da dimensão institucional do IDS 2010 dizem respeito à orientação política, capacidade e esforço despendido por governos e pela sociedade na implementação das mudanças requeridas para uma efetiva implementação do desenvolvimento sustentável. Os principais são destacados a seguir.
Acordos ambientais: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/pais-ratificou-mais-de-30-acordos.html
Telefonia e Internet: http://ligadonageografia.blogspot.com/2010/09/acesso-telefonia-movel-dobra-de-volume.html
Fonte: IBGE. Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1703&id_pagina=1. Acesso em 01/09/2010
0 comentários:
Postar um comentário