Este blog está licenciado sob os termos do Creative Commons. Clique no ícone para maiores informações. Creative Commons License

Projeto "Quem Somos Nós"

Este projeto é baseado numa pesquisa social realizada com todas as turmas dos primeiros anos. Os próprios alunos respondem a um questionário, tabulam os dados, elaboram gráficos e fazem a análise dos dados.
É necessário reservar algumas aulas para que os alunos trabalhem em grupo com a supervisão da professora, pois a tabulação dos dados exige uma maior atenção.
Segue abaixo o questionário que deve ser respondido em uma folha de respostas. É importante salientar que a folha de resposta não deve conter nomes, somente o código de identificação da turma (de conhecimento só do professor) e o sexo.
 
PESQUISA SOCIAL - 2010 - Questionário

1)       Qual sua idade? Menos de 14 anos; 14 anos, 15 anos, 16 anos, 17 anos ou mais.
2)       Onde você nasceu?  neste município; em outro município deste Estado; em outro Estado; em outro país;
3)       Em que cidade você mora? Camboriú; Balneário Camboriú; Itajaí; Itapema; outra cidade do litoral de SC; outra cidade de SC; outro estado.
4)       Há quanto tempo você mora nessa cidade? Há menos de 1 ano; de 1 a 2 anos; de 2 a 5; de 5 a 10 anos; mais de 10 anos.
5)       Quantas pessoas moram na sua casa? Até 2; de 3 a 4; de 5 a 6; mais de 6;
6)       Quantos irmãos você tem? Nenhum; 1; 2; 3; 4; 5; mais de 5.
7)       Seu pai é: empresário, assalariado, autônomo, realiza trabalho doméstico, aposentado, está desempregado, não tem pai.
8)       Sua mãe é empresária: assalariada, autônoma, realiza trabalho doméstico, aposentada, está desempregada, não tem mãe.
9)       Qual a renda mensal de sua família? Até 2 SM; mais de 2 a 5 SM; mais de 5 a 10 SM; mais de 10 a 20 SM; mais de 20 SM; sem rendimento. (SM = R$ 510,00)
10)    Até que etapa seu pai estudou? não estudou; ensino fundamental incompleto; ensino fundamental completo; ensino médio incompleto; ensino médio completo; ensino superior completo; ensino superior incompleto; pós-graduação.
11)    Até que etapa sua mãe estudou? Proceda como na questão anterior.
12)    A maior parte de sua vida escolar foi escola pública ou privada?
13)    A escola que vocês estudou ano passado era pública, privada ou você não estava estudando?
 14)    A casa que você mora é própria, alugada ou cedida?
15)    Quantos cômodos existem em sua casa? Até 2; de 3 a 4; de 5 a 6; de 7 a 8; mais de 8.
16)    Quantos celulares em uso existem em sua casa? Nenhum; 1; 2; 3; 4; mais de 4.
17)    Quantos microcomputadores funcionando existem em sua casa? Nenhum; 1; 2; 3; 4; mais de 4.
18)    Quantos veículos automotores funcionando existem, de propriedade das pessoas que moram em sua casa? Nenhum; 1; 2; 3; 4; mais de 4.
19)    Quantos livros você leu durante todo o ano passado, além dos didáticos? nenhum, 1, 2 a 5, 6 a 10, mais de 10.
20)    O autor do livro que você mais gostou era brasileiro ou estrangeiro?
21)    Que tipo de periódico você costuma ler? Escolha apenas uma alternativa: jornal local; jornal regional; jornal nacional; revista geral (veja, isto é, época...); revista feminina; revista masculina; revista esportiva; quadrinhos; revista de variedades (Superinteressante, Galileu, Terra, etc...); não lê periódicos.
22)    No ano passado, quanto tempo você dedicava, em média, por semana, para fazer tarefas de casa e trabalhos? Escolha uma das faixas de tempo: 0 a 30 min.; mais de 30 min. a 1 hora; mais de 1 a 2 horas; ,mais de 2 a 3 horas; mais de 3 horas.
23)    No ano passado, quanto tempo você estudava em média para uma prova? Proceda como na questão anterior.
24)    Qual é sua diversão ou atividade de lazer principal? Escolha apenas 1: computador/internet; shopping; esportes; sair; dançar; passear/viajar; ouvir música; surfar; ver TV; família; ler; games; cinema; namorar; outra.
25)    Quanto tempo por semana você fica na internet? Menos de 1 hora; de 1 a 3 horas; mais de 3 horas a 5 horas; mais de 5 horas a 10 horas; mais de 10 horas a 15 horas;  mais de 15 horas a 20 horas; mais de 20 horas.
 26)    A maior parte do seu tempo na internet você gasta com: MSN; youtube; sites de relacionamento (Orkut, facebook, etc); pesquisa escolar, sites de notícias, jogos; outro.
27)    Qual seu programa preferido na TV?  Escolha apenas 1: novelas; música; seriados; filmes; desenhos; documentários; variedades; esportes; humorístico; jornalismo; prog. Auditório; outro; não vê TV.
28)    Qual atividade esportiva você pratica regularmente? Escolha apenas 1: futebol; handebol; voleibol; caminhada; natação; corrida; basquetebol; musculação; ciclismo; surf; atletismo; artes marciais; tênis de mesa; outro; não pratica esportes.
29)    Você prefere música nacional ou estrangeira?
30)    Que tipo de música você prefere? Escolha apenas 1: rock; pop; gaúcha; Black; MPB; hip hop; psy; hard rock; punk rock; sertanejo; reggae; pagode; gospel; rap; metal; outra.
31)    Qual curso superior você pretende fazer? Escolha apenas 1: Agronomia; veterinária; turismo; medicina; direito; arquitetura; zootecnia; engenharia (civil, mecânica, elétrica); computação/informática; design gráfico; licenciatura; enfermagem; contábeis; nutrição; gastronomia; biologia; farmácia; outra; não vai fazer; ainda não tenho certeza do curso.
32)    Qual sua religião? Católica; Assembléia de Deus; Luz da Vida; Luterana; Universal; Vida Nova; Tabernáculo; Presbiteriana; Quadrangular; Espírita; outra; não freqüenta.
33)    Qual é, em sua opinião, a principal qualidade de um bom professor? Escolha uma alternativa: dar nota fácil; não faltar; compreender os problemas dos alunos; explicar bem; ser exigente; entender da matéria.
34)    Se a escola ficasse aberta nos fins de semana, com atividades interessantes, qual delas você viria pra fazer? Escolha uma alternativa: esportes; música; vídeo; teatro; aulas de informática; para fazer trabalhos; outra; não viria.
35)    Qual seria em sua opinião, a principal qualidade de uma boa escola? Escolha uma alternativa: liberdade; organização; democracia; limpeza; bons professores; outra.
36)    O que você costuma fazer com seu lixo quando não há lixeiras próximas? Joga no chão mesmo; procura uma lixeira mais distante; joga no bueiro mais próximo; coloca no bolso e joga no lixo de casa;
37)    Quando você compra suas roupas qual o item que leva mais em conta? Preço; marca; conforto; preocupação com meio ambiente; outro.
38)    Em relação ao consumo de alimentos você prefere: alimentos industrializados; alimentos naturais; lanches
39)    Em média, quantas horas você dorme por noite? Escolha só uma das alternativas: menos de 4 h; de 4 a 5 h; mais de 5 a 6 h; mais de 6 a 7 h; mais de 7 a 8 h; mais de 8 a 9 h; mais de 9 a 10 h; mais de 10 h.
40)    Em sua opinião, o mundo vai piorar, ficar como está ou melhorar?
41)    Em sua opinião, o Brasil vai piorar, ficar como está ou melhorar?
42)    Em sua opinião, seu município vai piorar, ficar como está ou melhorar?
43)    Em sua opinião, sua vida vai piorar, ficar como está ou melhorar?
44)    Quantos filhos você pretende ter: nenhum, um, dois, três, quatro ou mais?
45)    De quanto dinheiro você dispõe por mês para gastar com aquilo que quer, isto é, tirando todos os gastos obrigatórios, como transporte, refeições, lanches, prestações, dívidas, contribuições, etc. escolha uma das faixas: nada; até R$ 10,00; mais de R$ 10,00 a R$ 20,00; mais de R$ 20 a R$ 50,00; mais de R$ 50 a R$ 100,00; mais de R$ 100,00 a R$ 200,00;  mais de R$ 200,00.
46)    Você classificaria seu relacionamento com seu pai como péssimo, ruim, regular, bom ou ótimo?
47)    Você classificaria seu relacionamento com sua mãe como péssimo, ruim, regular, bom ou ótimo?
48)    Você possui algum vício? Jogos; cigarro; internet; outro.
49)    No seu dia-a-dia qual o tema é de seu maior interesse? Escolha 3 por ordem de importância: Educação/carreira; desfrutar a natureza; música/dançar; sair com amigos; compras; assistir TV; Esportes; Usar o computador; Literatura/ler; vídeo game/jogos; política/sociedade; outro.

FOLHA DE RESPOSTA                     GRUPO: _______                                SEXO:_______________________________
1)

26)
2)

27)
3)

28)
4)

29)
5)

30)
6)

31)
7)

32)
8)

33)
9)

34)
10)

35)
11)

36)
12)

37)
13)

38)
14)

39)
15)

40)
16)

41)
17)

42)
18)

43)
19)

44)
20)

45)
21)

46)
22)

47)
23)

48)
24)

49)
25)


 
Para cada questão deve ser construído um quadro por turma para tabulação inicial, como o exemplo a seguir. No meu caso são 4 turmas. Cada uma é nomeada com uma letra (X, Y, W, Z). A turma X tabula os dados gerais da turma Y, e assim por diante. Divide-se a classe em equipes de 3 ou 4 e cada equipe tabula os dados de uma questão ou duas questões. O ideal é fazer sempre a conferência dos dados para que não haja erros ou omissões.





Tabulador: ________________ Tabulador 2:__________________ Tabulador 3:_________________
Grupo W                            
Controle do número das folhas de respostas
Feminino
Masculino
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12
13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30
Questão nº 02: em que cidade você mora?

Feminino
Masculino
Total

Respostas possíveis
total
Respostas possíveis
total

Neste município

Neste município



Em outro município deste Estado

Em outro município deste Estado



Em outro Estado

Em outro Estado



Em outro país

Em outro país



NQR/NS

NQR/NS



Subtotal

Subtotal









*NQR = Não quero responder / NS = Não sei.

Feita a tabulação inicial, é hora de fazer a tabulação final onde serão reunidos todos os grupos. Nessa etapa divido as questões por turma, por exemplo: a turma X vai tabular os dados gerais das questões de 1 a 12. Essa etapa necessita de bastante atenção, pois os alunos precisarão de noções de matemática. Se o professor achar melhor, não é necessário fazer os percentuais de cada grupo, pois eu usei somente os percentuais subtotais e totais. Porém, é um bom exercício.




Respostas
possíveis
Questão nº 2:  Em que cidade você mora?
Feminino
Masculino
Total
Grupos percentuais
Grupos percentuais
Grupos percentuais
XF
YF
WF
ZF
Sub
XM
YM
WM
ZM
Sub
XF+XM
YF+YM
WF+WM
ZF+ZM
Sub
N
%
N
%
N
%
N
%
N
%
N
%
N
%
N
%
N
%
N
%
N
%
N
%
N
%
N
%
N
%
Neste município






























Outro de SC






























Outro estado






























Outro país






























NQR






























NS






























Totais































 Feita a tabulação total dos dados é hora de fazer o gráfico. No próprio Excel é fácil de fazer isso. Constroi-se a tabela e depois usa-se a opção de construir gráfico. Como o exemplo abaixo: 

 
Cada equipe deve fazer a análise do gráfico. O gráfico acima foi elaborado por alunos do primeiro ano do curso técnico em informática. Fizeram a seguinte análise:

O gráfico possibilita uma análise sobre a cidade de cada estudante do IFET. A partir dos dados coletados percebemos certos fatos interessantes: o maior percentual feminino apresenta morar na cidade de Balneário Camboriú com o percentual de 43,5%. Já o percentual masculino apresenta as cidades de Camboriú e Itapema como as principais localidades onde moram os representantes do sexo masculino. Mas em relação à cidade de Itajaí presenciamos um curioso fato, um empate entre moradores do sexo feminino e masculino. E com relação à moradia em outro estado, apenas o sexo masculino apresenta esse caso, com uma porcentagem de 6,5%.
Referente aos pontos positivos, observa-se os seguintes dados: todas as pessoas com as quais foi realizada a entrevista responderam a esta pergunta; outro fato que chama a atenção é o caso de poucas pessoas serem moradoras de outro estado, mostrando que o acesso da maioria dos estudantes para o colégio não é realizado com dificuldade em relação à distância.
Porém, a distância também pode ser observada como um ponto negativo, pois apesar da maioria dos estudantes morarem em cidades próximas ao Instituto, observamos que 6,5% dos alunos moram em outro estado. Logo, distância dificulta a interação entre instituição e aluno e, portanto, o menor aproveitamento da estrutura da mesma.
A partir destes estudos podemos concluir que são diversos os lugares onde os estudantes moram, mas não é a distância que impede o acesso dos alunos com a instituição, pois o que deve ser levado em conta é a dedicação de todos os dias para estudar em um local com ótimo ensino, onde a distância não é a principal dificuldade, mas sim, a carência de tempo para aproveitar tudo que a Instituição oferece.
O conteúdo completo do trabalho realizado pelos alunos pode ser encontrado no seguinte endereço: http://www.bscac.ufsc.br/criacac/tiki-index.php?page=Projeto+Pesquisa+Social%3A+Quem+somos+n%C3%B3s%3F+2009

O objetivo desse trabalho é que o aluno compreenda o processo de elaboração das tabelas e gráficos, e aprenda a interpretá-los. Apesar de ser bastante trabalhoso, os alunos tiveram menos dificuldade de interpretação de gráficos e tabelas diversos.

Qualquer dúvida, só perguntar :)


 









0 comentários:

Postar um comentário

Paisagens do mundo