Este blog está licenciado sob os termos do Creative Commons. Clique no ícone para maiores informações. Creative Commons License

quinta-feira, 18 de março de 2010

Jogo com questões de vestibuar

Uma das técnicas que utilizo com as turmas para aprofundamento dos conceitos e conteúdos trabalhados, é o jogo com questões de vestibular. Os alunos adoram e aprendem brincando. Apesar de ser um jogo competitivo, os resultados são muito positivos, pois até mesmo aqueles alunos pouco participativos se envolvem bastante na atividade. O nome do jogo é Jogo de Apostas. Passos:

- Preparar antecipadamente algumas questões de vestibular sobre o assunto abordado em aula. A quantidade de questões vai depender do tempo da aula. O material deve ser reproduzido pelo número de grupos que forem formados. Ou seja, cada grupo vai receber as mesmas questões ao mesmo tempo. Então, se forem 7 grupos, devem ser reproduzidos 5 jogos de questões. DICA: a reprodução não pode ser feita em frente/verso, já que as questões serão recortadas uma a uma e entregues aos grupos;
 - Dividir a sala em grupos. Sugere-se que os grupos não tenham mais que 4 integrantes. É interessante também cada grupo tenha um nome. Nessa parte eles se divertem bastante, pois surgem nomes muito engraçados.
- O professor deve fazer uma tabela no quadro negro, contendo: Nome do grupo, pontos iniciais (cada grupo começa com 100 pontos), e o número de questões. Ex.:
- Os alunos não podem trocar respostas, sob pena de perderem pontos;
- Cada equipe começa com 100 pontos;
- Para resolver as questões os alunos podem consultar o material de aula, livro, etc...
- O professor deve fazer um quadro numa folha à parte para controle.
- metodologia do jogo:
  1. O professor distribui a primeira questão para todos os grupos. Eles devem ler a questão, assinalar a resposta que acharem correta, colocar o nome do grupo e fazer uma aposta de quanto eles acham que vale a resposta deles.
  2. A aposta deve ser de 1 a 20 pontos. Se eles acertarem a questão, ganham os pontos apostados. Se errarem, perdem os pontos apostados.
  3. Ao recolher cada questão, o professor deve corrigir em voz alta. Esse é o momento da aprendizagem, pois eles vão tirar as dúvidas e entender porque erraram.
  4. Após a correção o professor coloca a pontuação de cada equipe no quadro. Utilizando o exemplo do quadro anterior, vamos supor que as equipes apostaram 20 pontos, mas as equipes A e D erraram a resposta, o quadro fica da seguinte forma:
- Segue-se assim até a última questão. A equipe que obtiver o maior número de pontos é a vencedora.
- Quando faço esta atividade nenhuma equipe recebe menos de 7,0, mesmo porque a intenção é eles aprenderem. Os primeiros tiram 10,0 e a pontuação vai descendo até 7,0 para o último colocado.

É uma atividade divertida, os alunos adoram e aprendem. Comentem aí se tiverem alguma dúvida ou sugestão.

4 comentários:

Marcus disse...

Muito interessante sua dica, logo que tiver oportunidade irei te imitar. Precisa pagar direitos autorais? rsrsrsrs!

Maria Olandina (Mary) disse...

hauhaahuuhauhuhaahuauhahua
Não precisa pagar não. Essa ideia não é minha, só adaptei um pouco. ;)

karolyne disse...

EU ADORO GEOGRAFIA

Maria Olandina (Mary) disse...

Que bom, Karolyne. Eu também adoro.. dá pra notar né? hahahaahaha

Postar um comentário

Paisagens do mundo