Este blog está licenciado sob os termos do Creative Commons. Clique no ícone para maiores informações. Creative Commons License

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Vôo virtual deslizamentos de Nova Friburgo

Inpe divulga vídeo com “voo virtual” sobre a região serrana

Postado em 15/02/2011 ás 12h04
 
As chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro mataram no total 894 pessoas e 405 ainda estão desaparecidas. Os deslizamentos causados pelas chuvas em Nova Friburgo podem ser melhor observados em um vídeo produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a partir da imagem de satélite aplicada sobre um modelo 3D.
Chamada pelos especialistas de DEM (sigla em inglês para Modelo Digital de Elevação), a técnica, que reproduz a distribuição espacial das características do relevo, permite um “voo virtual” sobre a região.
A primeira imagem sem a interferência de nuvens após o desastre foi obtida em 20 de janeiro pelo satélite de alta resolução GeoEye.
A imagem GeoEye, processada e analisada pelos técnicos do Inpe, foi fornecida pela United States Geological Survey (USGS) por meio do International Charter Space & Major Disasters – um consórcio que reúne instituições de agências espaciais do mundo todo, entre elas o Inpe.
O Inpe já havia apresentado um conjunto de imagens que devem auxiliar os trabalhos da Defesa Civil do Rio de Janeiro. Nas imagens de alta resolução é possível ver detalhes dos deslizamentos causados pelas intensas chuvas.
 
Fonte: Ciclovivo Disponível em http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2017/inpe_divulga_video_com_voo_virtual_sobre_a_regiao_serrana/ Acesso em 22 fev 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Paisagens do mundo