Este blog está licenciado sob os termos do Creative Commons. Clique no ícone para maiores informações. Creative Commons License

quarta-feira, 23 de março de 2011

Pegada hídrica da humanidade

Ontem, 22 de março, foi o dia mundial da água. Vários eventos, manifestações e reportagens pipocaram pelo mundo afora. Bisbilhotando na rede achei um maravilhoso projeto da Unesco e da Universidade de Twente, na Holanda. O projeto tem como objetivo visualizar a pegada hídrica de 132 países e tornar tangível o impacto do nosso consumo de água doce.

A FÓRMULA DA PEGADA HÍDRICA  A pegada hídrica de uma nação é a soma de sua pegada interna e externa, ou seja, o volume de água utilizado para produzir, dentro e fora do país, todos os bens e serviços consumidos pelos seus habitantes. O poster transmite com uso de cartogramas a fórmula da pegada de água.


2 Recursos hídricos internos para as necessidades domésticas O mapa representa o volume médio, por habitante, da água para suprir as necessidades domésticas (ex. limpeza, cozinhar, lavar roupa) em cada país.


3 Recursos hídricos internos para produtos agrícolas O mapa representa o volume médio, por habitante, da água utilizada para a produção agrícola de consumo interno em cada país.


4  Recursos hídricos internos para produtos industrializados O mapa representa o volume médio, por habitante, da água utilizada para a produção de bens industrializados de consumo interno em cada país.


5  Recursos hídricos externos para produção agrícola O mapa representa o volume médio, por habitante, da água utilizada para a produção de bens industrializados produzidos no exterior, importados e consumidos em cada país.


6 Recursos hídricos externos para produção industrial O mapa representa o volume médio, por habitante, de água utilizada para os produtos industrializados produzidos no exterior, importados e consumidos em cada país.


Um excelente infográfico foi produzido pela design
Angela Morelli: 


http://www.oeco.com.br/images/stories/flash/interactive.swf

Fonte: O Eco. Disponível em: http://www.oeco.com.br/semana-da-agua-2011/24896-pegada-hidrica-da-humanidade. Acesso em 22 mar. 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Paisagens do mundo