Uma área de baixa pressão provoca chuva na Região Sul do país, neste domingo (25).
O meteorologista Luiz Kondraski, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), afirmou ao
G1 que essa área de baixa pressão deve dar origem a um ciclone extratropical a partir de segunda-feira (26).
“Um ciclone extratropical deve se formar no oceano, na segunda-feira, a leste do Rio Grande do Sul e do Uruguai”, explicou Kondraski.
O meteorologista ressalta que a chuva que atinge a Região Sul é causada apenas pela área de baixa pressão associada com a umidade, pois o ciclone ainda não se formou.
Desde a manhã deste domingo, os estados da Região Sul são atingidos por chuvas e descargas elétricas. As áreas mais afetadas são o Vale do Itajaí, o norte e o oeste de Santa Catarina, que devem ser atingidas por mais temporais forte na noite deste domingo.
“Neste domingo estão previstas mais pancadas de chuva forte, com descargas elétricas e vento, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”, disse.
Sul
Na segunda-feira, uma área de baixa pressão deve formar um ciclone extratropical. Uma frente fria deve deixar o tempo chuvoso no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e na capital gaúcha. Também atinge Santa Catarina e Paraná.
Fonte: G1, disponível em http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/04/ciclone-extratropical-deve-se-formar-no-litoral-gaucho-na-segunda.html. Acesso em 25 abr 2010.
0 comentários:
Postar um comentário