Este blog está licenciado sob os termos do Creative Commons. Clique no ícone para maiores informações. Creative Commons License

sábado, 19 de junho de 2010

Linha Internacional de Data - LID

A Linha Internacional de Data (LID), também chamada de Linha Internacional de Mudança de Data ou apenas Linha de Data, é uma linha imaginária na superfície terrestre que implica uma mudança de data obrigatória ao cruzá-la. Ao cruzar a linha de data de leste para oeste ganha-se um dia e ao passar de oeste para leste subtrai-se um dia no calendário.
Por conveniência, a linha de data foi posicionada no globo terrestre do lado oposto ao Meridiano de Greenwich, mas localiza-se, na verdade, próxima ao meridiano 180. Há discrepâncias no seu desenho a fim de atender a diversos fatores geopolíticos, satisfazendo territórios que de outro modo se posicionariam parcialmente a leste ou oeste.
A primeira observação relacionada à LID ocorreu na expedição realizada por Fernão de Magalhães (1519-1522), a primeira a circunavegar o planeta. Os marinheiros sobreviventes, no retorno a Espanha, tinham a certeza de qual era o dia da semana, como confirmado por vários registros de navegação. Entretanto, os que estavam em terra insistiam que o dia era diferente. Embora possamos hoje entender o que ocorreu, o fenômeno causou grande surpresa na época, que fez com que fosse enviada uma delegação especial ao Vaticano para contar ao Papa a odisséia temporal ocorrida. O Papa da época achava que, assim, era possível voltar no tempo e até chegou a sondar a proibição da Linha de Data, mas no fim ele compreendeu tudo e aceitou a "regra".



Fonte: Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_Internacional_de_Data

5 comentários:

ingridynha_dinha disse...

Oiee eu nao estou entendendo direito tem como vc me ajudar dando alguns tipos de exemplos ""?

Maria Olandina (Mary) disse...

Olá Ingridy,

foi preciso convencionar onde o dia começa ou onde se muda a data, por isso eles criaram a LID. Se você estiver de um lado da linha e sua amiga do outro, vocês estarão no mesmo horário (pois, é claro, o sol incide sobre aquele local no mesmo horário), mas em dias diferentes.
Experimente localizar um ponto no mapa de fusos horários e vá, em direção oeste, diminuindo as horas até a LID. Depois faça ao contrário, à leste, aumentando as horas até a LID.
Se ainda não entendeu, pergunte ;)

Patricia Longaray disse...

Oie queria saber por quais territorios passa a linha internacional de datas ?

Maria Olandina (Mary) disse...

Olá Patrícia,

a linha corta o Oceano Pacífico, mas não corta nenhum território por questões geopolíticas e econômicas. Os territórios estão a Oeste ou Leste da linha.

Gustavo disse...

Olá, ao atravessarmos a LID não há mudança no horário? Por exemplo, indo sentido oeste-leste as 10h sábado, ao atravessarmos vai ser 10h da sexta?

Postar um comentário

Paisagens do mundo