Este blog está licenciado sob os termos do Creative Commons. Clique no ícone para maiores informações. Creative Commons License

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cerrado e áreas privadas são focos de incêndio

Thays Prado - 01/09/2010 - Planeta Sustentável

Mais de 67% dos incêndios florestais no Brasil ocorrem em áreas privadas e estão concentrados no bioma do Cerrado. Ali, o fogo ainda é utilizado por índios e fazendeiros como instrumento de manejo, mas as queimadas acabam saindo do controle. O restante dos focos de incêndio se divide entre áreas indígenas (13%), assentamentos de terra (8%) e unidades de conservação (7%).
Segundo o Ibama e o Instituto Chico Mendes, o governo já gastou mais de R$30 milhões em operações de prevenção e combate às queimadas nas 109 áreas críticas do país. E mais R$20 milhões serão liberados para dar continuidade às ações que vão até meados de setembro, quando se espera que comece a chover. Boa parte dos recursos acaba sendo destinada a apagar focos de incêndios em propriedades privadas que ficam ao lado de parques e reservas ambientais.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Segundo ela, 2010 não foi o pior ano em quantidade de queimadas: enquanto, este ano, foram registrados 12,5 mil focos, em 2007, os registros chegaram a quase 38 mil.

Fonte: Planeta Sustentável. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/cerrado-areas-privadas-sao-focos-incendio-queimadas-mma-593072.shtml. Acesso em 01/09/10

0 comentários:

Postar um comentário

Paisagens do mundo