Este blog está licenciado sob os termos do Creative Commons. Clique no ícone para maiores informações. Creative Commons License

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O impacto da água engarrafada

Por ocasião do Dia Mundial da Água, que nasceu como iniciativa da Rio 92 e é celebrado todo dia 22 de março, o projeto A História das Coisas (The Story of Stuff ) lançou um novo e revelador vídeo. Desta vez, apropriadamente, sobre a história da água engarrafada.
Nesta animação (com legenda: http://tinyurl.com/yaasdb2), a ativista Annie Leonard explica como as indústrias de bebidas convenceram o público norte-americano de que a água da rede pública é ruim, além de descrever o impacto negativo da produção e do consumo de garrafas plásticas sobre o meio ambiente. 
A divertida animação de nove minutos explica como a indústria de água engarrafada foi criada pela chamada “demanda fabricada”. Ou seja: ninguém pensava ser lógico pagar pela água nos Estados Unidos, até que campanhas de comunicação começaram a incutir na população a ideia de que a água da torneira não era saudável. 
Enquanto os rótulos da garrafas de água evocam a pureza da natureza, uma enorme quantidade de plástico é produzida, transportada e descartada todos os dias, gerando toneladas de emissões de carbono e lixo (grande parte dele acaba nos oceanos, gerando manchas imensas de detritos como a do Pacífico e a do Atlântico ). 
Além disso, muitas vezes depositar as garrafas nos recipientes próprios para reciclagem não é o bastante, já que elas acabam sendo exportadas para países em desenvolvimento para tratamento e disposição final, e não são recicladas para produzir novas garrafas. 
A polêmica ligada ao consumo da água engarrafada não é nova, mas nos últimos anos tornou-se tão enfática que em breve consumir água em garrafas plásticas será um hábito tão malvisto como fumar na gravidez, provoca o vídeo.
Mas além destas acusações e enfrentamentos, o Dia Mundial da Água é uma ocasião perfeita para você se perguntar se o consumo de água engarrafada é necessário no seu caso. Se a água da rede de abastecimento é potável, comece hoje mesmo a renunciar a este hábito, pare de gastar dinheiro e de gerar lixo desnecessariamente. Se não for possível, verifique se um filtro poderia solucionar o problema, ou quais são as alternativas para se obter água potável em sua cidade. 
E, é claro, aproveite todos os dias do ano para preservar este recurso tão valioso. 

Fonte: Discovery Brasil, Disponível em http://blogs.discoverybrasil.com/descubra-o-verde/2010/03/el-impacto-del-agua-embotellada-y-por-qu%C3%A9-hoy-es-el-d%C3%ADa-perfecto-para-dejarla-.html. Acesso em 24 maio 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

Paisagens do mundo