Este blog está licenciado sob os termos do Creative Commons. Clique no ícone para maiores informações. Creative Commons License

sábado, 24 de julho de 2010

Coisas que podemos fazer para ajudar o Planeta (1)

Muita gente acha que os problemas globais são causados pelos outros, por grandes empresas, por países capitalistas, etc. Ninguém se coloca como responsável pelo que está acontecendo. Saibam que podemos ajudar, e muito, para aumentar a sustentabilidade do nosso planeta. Vou postar aqui algumas coisas simples que podemos fazer no nosso dia-a-dia.


Vamos pintar nossos telhados?
Telhados e ruas coloridas com cores claras podem realmente refrear emissões de carbono e combater a mudança global do clima? A idéia tem circulado há anos, mas agora um novo estudo do Lawrence Berkeley National Laboratory, da Califórnia, usou pela primeira vez um modelo global para estudar a questão.
Ele revelou que a implementação de telhados, ruas e calçadas frios podem não apenas ajudar a resfriar cidades - podem resfriar também o planeta, com o potencial de cancelar o efeito aquecimento equivalente a até dois anos de emissões de dióxido de carbono.
Por refletirem muito mais o calor do sol do que os telhados marrons ou negros, telhados brancos manteriam prédios mais frios. Se eles tiverem ar condicionado, ele precisará ficar menos tempo ligado, o que economiza energia. Se não houver ar condicionado, o calor absorvido por um telhado escuro esquenta o espaço abaixo, tornando o espaço menos confortável, e é levado também para o ar da cidade pelo vento - esquentando a temperatura ambiente com um fenômeno chamado efeito calor ilhado urbano.
Além disso, há mais um modo de os telhados escuros aquecerem o mundo: eles irradiam energia diretamente para a atmosfera, e ela é absorvida pelas nuvens mais próximas e acaba aprisionada pelo efeito dos gases estufa, diz o Celsias.

Fonte: Planeta Sustentável: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planetaurgente/mundo-mais-colorido-252134_post.shtml 

0 comentários:

Postar um comentário

Paisagens do mundo