Este blog está licenciado sob os termos do Creative Commons. Clique no ícone para maiores informações. Creative Commons License

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ondas podem se tornar principal fonte de energia australiana

Postado em 18/08/2010 ás 11h04


Parque das Ondas de Aguçadoura - Portugal
O governo australiano estipulou prazo de dez anos para que 20% da produção de energia do país sejam provenientes de fontes renováveis. Para alcançar esse objetivo, cientistas estudam a possibilidade de obter energia através das ondas da costa sul do país.
As pesquisas realizadas pelos oceanógrafos, Mark Hemer e David Griffin, mostram que essa estratégia poderia gerar três vezes a quantidade de energia necessária para suprir a demanda de toda a Austrália. Atualmente, a principal fonte de energia dos australianos é o carvão, que apesar de ser barato, polui muito e contribui para colocar o país entre os principais poluidores do mundo.
O principal foco de investimentos governamentais deve ser a produção de energia eólica, que é obtida a partir da força dos ventos. Mesmo assim, estão sendo desenvolvidas estratégias de medição e diferentes maneiras de aproveitar toda a capacidade energética oferecida pelas ondas do mar.
O modelo de capitação que está sendo estudado para o sul da Austrália já existe em Portugal. O Parque das Ondas de Aguçadoura foi o primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas. Construído em 2008, ele é capaz de produzir 2,25 megawatts, potencial muito abaixo da capacidade de 146 gigawatts estimada pelos cientistas para a costa sul da Austrália.
Hemer e Griffin usaram complexos modelos de computador para mapear a força das ondas perto da costa. Com base nas pesquisas, a dupla de cientistas acredita que seja possível alcançar a meta governamental usando apenas 10% da capacidade da energia das ondas.
Entre as vantagens das ondas está o fato de o aproveitamento ser feito 24 horas por dia, diferente da energia eólica ou solar, que são limitadas e determinados espaços de tempo. Porém, como ponto negativo está a dificuldade de conexão de energia entre as áreas costeiras e as regiões mais distantes. A dificuldade é acentuada quando consideramos que a Austrália é o sexto maior país, em área total, do mundo.
Com informações do Estadão

Disponível em Ciclo Vivo: http://ciclovivo.com.br/noticia.php/892/ondas_podem_se_tornar_principal_fonte_de_energia_australiana/

0 comentários:

Postar um comentário

Paisagens do mundo